Menu

Leitura

SABER CADA VEZ MAIS:

“O homem é livre de tudo que sabe e escravo do que ignora” H. Rodhen.

Esta página do site está relacionada a um dos aspectos mais importantes do meu projeto de vida. Depois de completar 30 anos, fui oportunizada viajar mundo interno a dentro (em meu dossiê explico como aconteceu); feita essa viagem, estar no mundo fora passou a ser  completamente diferente e muito mais feliz. Tal experiência me fez despertar para meu projeto de vida que é partilhar ao máximo que essas descobertas são possíveis a partir de estudo, foco e disciplina. Adiante entendi que isso precisava ser feito por mim do lugar de terapeuta clínica e facilitadora do Curso Educação Relacional.

Mas isso veio de lá de trás, desde muito pequena! Meu gosto pelo estudo e pela leitura ficou notório e isso foi reforçado quando meu pai me falou o significado do meu nome: sabedoria. Uma tarefa e tanta para uma criança vislumbrar para seu futuro. É como se ele estivesse ali marcando minha vida para sempre e por isso sou grata. Também estimulada por minha mãe a brincar de professora, com direito a quadro de giz na parede e tudo mais!

Ao longo da vida, estudar e criar a partir dos meus estudos sempre me proporcionou muito prazer. Minha primeira experiência, escrevendo de fato, foi o anteprojeto de um livro para crianças de 5 anos que eu queria que a escola de inglês que eu detinha franquia lançasse. Guardo comigo a carta de agradecimento que Mr Fisk me enviou junto ao livro finalizado – muitas das minhas ideias ali estavam.

Uma segunda vez, em 1999, também relacionado ao ensino, escrevi um livro didático para pessoas que queriam aprender inglês e estavam na linha de frente, recebendo turistas em Salvador: taxista, policial, baiana do acarajé entre outros.

Finalmente, em 2007 escrevi um livro sobre o assunto que me tocou desde a primeira vez em que entrei em contato: Jogos Psicológicos. Nesse livro, baseando-me apenas nos autores da Análise Transacional, escrevi pensando em ajudar meus alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema e, ao mesmo tempo,  oferecia a eles material amplo sobre o curso Educação Relacional. Somente em 2019 lancei esse livro no formato digital no Kindle o qual é portanto, meu primeiro livro na área que atuo desde 1991.

Sei dentro do meu coração que tenho estado conectada com meu projeto de vida e todas as minhas ações está a ele ligadas, no entanto, há alguns anos vinha percebendo um incômodo crescente me afligindo como se faltasse fazer algo mais. Hoje, tenho a sensação de falta de tempo apesar de entender que tenho algumas décadas pela frente, ainda. A pressa é porque preciso compartilhar com o mundo tudo que estudei, aprendi e criei!

Já tenho vários livros rascunhados em computador; alguns estão bem avançados aguardando forma final. Um deles, de novo sobre jogos relacionais, está em processo preparatório em direção a editora. Nesse livro, compartilho a abordagem que criei para desmontar jogos que é minha forma de trabalhar com  clientes quanto eles apresentam situações em que se encontram martirizados: a abordagem que criei para treinar pessoas a saírem de jogos, aliás a se treinarem a viver sem jogos!!

Escrever um livro é uma aventura deliciosa e desgastante, especialmente quando a pessoa inclui essa tarefa na vida enquanto ela acontece; refiro-me aqui ao fato de estar ao mesmo tempo em que escrevo, dando conta de atender em consultório e dando aula nas 7 turmas do meu curso Educação Relacional, que lanço a cada ano .

Depois que meu novo site, o aplicativo do curso e o curso Educação Relacional online forem lançados, continuarei atendendo e dando aulas, porém estarei mais disponível para dar prosseguimento aos  livros que passeiam em minha mente o tempo todo.

Os temas que cobrirei nesses livros têm ligação com relacionamentos, é claro, e também com jogos, óbvio! Aqueles que já estão rascunhados são sobre simbiose, misoginia, energia monetária, interpretação de sonhos, porosidade emocional, entre outros.

Como podem ver, tudo isso levará tempo para acontecer, mas o compromisso está firmado e o espaço reservado para tudo isso!

 

É pertinente mencionar 2 artigos em livros:

Terapia Familiar Sistêmica, Abordagem terapêutica para famílias e casais.– Artigo escrito por Sônia Nemi e editado em Catálogo de Abordagens Terapêuticas organizado por A. R. Ribeiro, F. Andrade Souza e R. Magalhães, 1ª. edição, São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 245 – 2005.

Terapia Sistêmica. – Artigo escrito por Sônia Nemi e Patrícia Flach e editado em Guia de Abordagens Corporais organizado por A. R. Ribeiro e R. Magalhães, 1ª. edição, São Paulo: Summus Editorial, p. 233, 1997.